Geral

Educação assina contrato para reforma e ampliação de escola Ana Maria de Jesus em Alvorada

  • Publicado em 19/Mai/2018 às 17h51 ( atualizado às 18h07).

Thaís Souza / Governo do Tocantins

Os estudantes da Escola Estadual Ana Maria de Jesus, em Alvorada, Sul do Estado, estarão em uma casa nova em breve. Isto porque uma nova unidade escolar começará a ser construída nos próximos dias. Instalada no município desde 1986, atualmente, a escola de placa possui oito salas distribuídas da seguinte forma: quatro salas de aula, uma sala de recurso, uma secretaria, uma biblioteca e a sala dos professores. O pátio possui um salão coberto, além dos banheiros e cantina.

Na quarta-feira, 16, a secretária Adriana Aguiar; o diretor Regional de Educação de Gurupi, Davi Abrantes; o diretor de Infraestrutura e Obras da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esporte (Seduc), Daniel Sousa Pimentel visitaram o local, conversaram com professores e alunos e assinaram o contrato de serviço para a reforma e ampliação da unidade Ana Maria de Jesus.



Iraci Sales evidenciou que este é um momento importante para agradecer

O novo prédio será construído no mesmo local, na Avenida Ana Maria de Jesus, no Setor Lagoa Azul. A obra será realizada pela Seduc, em parceria com o Banco Mundial liberados dentro do Programa Estrada do Conhecimento 2 (PEC). A escola oferta do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, no período matutino; e do 6º ao 9º ano na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), à noite. Neste período de reforma e ampliação do prédio, a unidade será transferida para outro local.

Durante a visita, professora Adriana Aguiar frisou a importância de conhecer a realidade de cada unidade de ensino. “É muito bom conhecermos a realidade que cada um vive, e isso só é possível quando saímos do gabinete e visitamos as escolas, dialogamos, pois o nosso trabalho administrativo busca trazer melhorias para aqueles que estão em sala de aula, o aluno e o professor. Eu sei que será um período de ansiedade, de adaptação, um momento desafiador até que fique pronta a casa nova de vocês. Portanto peço cautela, compreensão e que todos possam colaborar no que for preciso”, afirma.

A secretária abordou a importância da estrutura física e pedagógica. “Quando nós visitamos unidades como essa, percebemos a necessidade da iniciativa, de como um profissional determinado faz a diferença numa sociedade. Apesar de todos os desafios, esta unidade, assim como tantas outras que encontramos no Estado, possui bons índices, o que mostra claramente o esforço dos profissionais em ensinar, trabalhar, mesmo com uma estrutura como essa. A nova escola vem agregar, facilitar a vida de todos”, pontuou Adriana Aguiar.



Davi Abrantes destacou a alegria em participar de um momento histórico e frisou que, apesar dos desafios diários, é preciso fazer a diferença. “Nós sabemos o quão difícil é ser educador, mas foi a profissão que escolhemos e temos a responsabilidade de deixar uma história, algo positivo, para que saibamos que não foi em vão este período que ficamos à frente da gestão”, destacou.

Iraci Maria Sales, gestora da escola, frisou a importância da educação e de padrões mínimos de estrutura que contribuam com o desenvolvimento dos alunos. “Quando esta escola foi construída, em 1986, uma das demandas da educação era uma unidade escolar. Com o passar dos anos, a modernidade, o clima e o aumento da temperatura outras necessidades e desafios surgiram. É desconfortável para os alunos, assim como para nós que trabalhamos aqui, principalmente no período de estiagem, em que o calor aumenta. Para nós é um privilégio fazer parte desta conquista, estamos muito felizes”, explicou a gestora.

Fotos: Marcio Vieira/Governo do Tocantins