Tocantins

Prefeitura de So Salvador termina o ano contabilizando conquistas

  • Publicado em 01/Jan/2018 s 17h41 ( atualizado s 20h34).



Após encerrar um ano repleto de conquistas para diversos setores da comunidade, a prefeitura de São Salvador deu mais uma mostra positiva do que vem para 2018, através do anúncio da vinda de R$ 4 milhões em emendas para o município.

 “Temos bastante recursos, onde algumas obras já estão sendo construídas para esse mandato. E outras que vão entrar para o ano que vem. Já conseguimos mais de R$ 4 milhões em emendas esse ano, o que é uma conquista para nós”, disse o prefeito André Borba durante entrevista concedida ao portal www.claudemirbrito.com.br.

Avaliação
 Finalizando o primeiro ano de gestão, André Borba fez uma avaliação positiva da sua gestão e destacou diversas melhorias em todas a áreas da administração. “Todo começo é dificultoso. Mas já conseguimos passar por cima das dificuldades. Nós tínhamos a questão da infraestrutura, e além de fazer a limpeza, o recapeamento de ruas e avenidas; melhoramos também a infraestrutura dos cemitérios, a limpeza das praias. Nós temos mais de 1.400 km de estradas vicinais, e 95% delas já foram recuperadas. No povoado Retiro realizamos também a operação tapa-buracos, porque a situação estava precária, e por termos um potencial turístico, e moradores merecedores de atenção, nós achamos necessário levar mais serviços para lá”, comentou.

Para o prefeito André Borba, a grande força do município de São Salvador é o turismo, e isso não estava sendo aproveitado.

No povoado do Retiro, a prefeitura já iniciou a construção de uma UBS, instalou torre de sinal de celular, e está fazendo a ampliação de uma escola, do cemitério, e vai em parceria com a ENERPEIXE melhorar a quadra de esportes beneficiando mais de 400 familias que antes viviam praticamente no isolamento.

Agricultura
Pensando no Desenvolvimento da Agricultura local a prefeitura realiza constantemente a recuperação de estradas vicinais, pontes, e disponibiliza a frota municipal beneficiando os mais de 400 produtores que vivem da agricultura familiar.



Saúde
Sobre a saúde, São Salvador ficou entre os municípios com nota 10, segundo avaliação do COSEMS-TO. “A saúde está de parabéns. Estamos trabalhando forte em cima disso. Nós tivemos algumas dificuldades quando assumimos, pois não tínhamos ambulância, e hoje o Retiro conta com uma ambulância exclusiva, e a cidade com outra ambulância zero km comprada com recursos próprios. Médicos nós temos 24 horas cobrindo os plantões, e ultrassonografia gratuita. Graças a Deus estamos organizando. Não pegamos a saúde com a infraestrutura sucateada, só os veículos, mas tivemos que fazer várias adequações necessárias”, explicou Borba.

Ação Social
Comandada pela primeira-dama Amanda Campos, a assistência social de São Salvador humanizou os atendimentos e se tornou referência no sul do Estado. Destaque pelo trabalho forte que vem sendo feito. “Nós temos muita preocupação com o social. Hoje na ação social a primeira-dama Amanda Campos tem trabalhado com um carinho muito grande, e estamos fazendo de tudo, adequando nossos centros, fazendo aquisições de móveis, e para os pacientes que fazem hemodiálise, colocamos um carro à disposição, três vezes por semana, implantamos todos os programas e fizemos também o fornecimento de cestas básicas, e não perdemos nenhum recurso financeiro para a pasta”, frisou o prefeito André Borba.



Educação
Na educação o gestor disse que a maior dificuldade foi o transporte escolar, cuja frota estava sucateada, com estradas ruins e servidores desvalorizados. Em 2017, a prefeitura recuperou os veículos, e estradas e passou a dar gratificação aos motoristas para que eles trabalhassem dando maior suporte aos alunos atendidos. “A secretaria de educação é muito competente. A merenda escolar é acompanhada por nutricionista, e os alunos da zona rural têm duas refeições. Valorizamos os professores fazendo as formações, gratificações e pagamento antecipado do 13º e agora estamos para dar até o 14º salario”, finalizou o prefeito André Borba.