Economia

Procon Gois monitora preos dos combustveis em Goinia

  • Publicado em 08/Ago/2017 s 22h24 ( atualizado s 22h26).

Desde o dia 3 de julho deste ano, quando os ajustes nos preços dos combustíveis passaram a ser diários, por meio da revisão da política de preços do diesel e da gasolina, o Procon Goiás vem monitorando periodicamente os valores dos combustíveis praticados pelos estabelecimentos de Goiânia.

A intenção do órgão é identificar possíveis práticas de preços anti competitivos, alinhamento de preços de forma artificial ou elevação sem justificativas, que resultam em prejuízos exclusivamente ao consumidor. Apesar dos preços serem liberados e cada estabelecimento ter a livre iniciativa para defini-los, os direitos do consumidor devem ser respeitados.

Caso uma ação por parte do Procon Goiás seja necessária, é preciso ter parâmetros de comparação de preços. Desta forma, durante todo o mês de julho (dos dias 1º a 31), foram coletados os preços de combustíveis de 179 postos da capital, para formar um banco de dados.

Com o aumento repentino ocorrido em postos na noite desta segunda-feira, dia 7, foi iniciado nesta terça-feira, dia 8, um levantamento preliminar de preços em vários postos de Goiânia, para avaliar o percentual de concentração de preços com reajuste e de verificar se a opção de escolha do consumidor foi prejudicada.

Assessoria de Imprensa do Procon Goiás